Quanto os investidores estão dispostos a pagar pelo patrimônio líquido da empresa (ativos - passivos). Deve ser utilizado com cautela, já que o patrimônio contábil das empresas acaba sendo muito distorcido. Referências: Abaixo de 1: a empresa está sendo negociada abaixo do quanto vale o seu patrimônio. Igual a 1: a empresa está sendo negociada no valor exato do seu patrimônio. Acima de 1: a empresa está sendo negociada acima do quanto vale o seu patrimônio.
Pode ser calculada de forma equivalente dividindo o valor de mercado pelo faturamento dos últimos 12 meses. Demonstra o quanto a empresa vale em relação a sua receita anual.
Segue a mesma lógica do indicador P/R, mas utilizando o EBITDA no lugar da receita líquida. Demonstra a relação entre o valor de mercado da empresa e o seu operacional.
É uma fórmula utilizada para comparar o valor de mercado de uma empresa com seu fluxo de caixa operacional e informa a quantidade de dinheiro que ela produz em relação ao preço da ação. Normalmente utilizado em empresas que geram caixa, mas que dão prejuízo contábil, dessa forma o FCO evita essa distorção, como, por exemplo, gastos com D&A sem efeito caixa.
É uma fórmula utilizada para comparar o valor de mercado de uma empresa com seu fluxo de caixa livre e informa a quantidade de dinheiro que ela realmente produz em relação ao preço da ação. É um indicador parecido com o P/FCO, mas como desconta o Capex do FCO acaba sendo uma métrica mais assertiva em relação a geração real de caixa da empresa.
Considera no cálculo do P/L as expectativas de lucros futuros. Por serem lucros estimados não há nenhuma garantia de se concretizarem no futuro. Geralmente os analistas utilizam esse indicador em conjunto com o P/L para tentar estimar um valor mais assertivo.
Muito utilizado por investidores para verificar de forma simples se uma ação está cara ou barata, mas deve ser utilizado com muito cuidado, pois acaba tendo muitas distorções por causa do lucro líquido contábil. Demonstra em quanto anos o investidor provavelmente obterá o retorno do seu investimento de acordo com o lucro da empresa.
Muito utilizado por investidores para verificar de forma simples se uma ação está cara ou barata, mas deve ser utilizado com muito cuidado, pois acaba tendo muitas distorções por causa do lucro líquido contábil. Demonstra em quanto anos o investidor provavelmente obterá o retorno do seu investimento de acordo com o lucro ajustado da empresa.
Valor patrimonial por ação da empresa. Muito famoso por ser utilizado no indicador P/VPA, mas que deve ser utilizado com cautela, já que o patrimônio contábil das empresas acaba sendo muito distorcido.
...e muito mais!