O Mizuho Financial Group está quase empatado com o Sumitomo Mitsui Financial Group no status de segundo maior banco do Japão depois do Mitsubishi UFJ Financial Group. Em março de 2024, a quota de mercado da Mizuho era de 6,8%, contra 7,2% da SMFG e 8,0% da MUFG. No Japão, a Mizuho tem mais foco corporativo do que a SMFG, que tem um varejo maior. Seu peso no exterior é um pouco menor que o do MUFG. Ao contrário de seus dois megabancos japoneses, que possuem ou não controlam bancos locais no exterior, a Mizuho expandiu nos últimos anos além de seus tradicionais devedores japoneses, principalmente por meio de seus principais bancos e títulos, focando nas necessidades de financiamento de multinacionais globais.
O Patrimônio de Referência é encontrado através da soma de dois níveis de capital: o Nível I e o Nível II (Tier 1 e Tier 2). O Nível 1 (Tier 1) é composto por ações ON/PN, reservas de lucros e lucros acumulados, passando a representar pelo menos 50 % da base de capital da instituição. No Nivel II (Tier 2), capital suplementar, foram considerados os instrumentos híbridos de capital, dívidas subordinadas, reservas de provisão de perdas e reavaliação de ativos.
O RWA (Risk-Weighted Assets) ou Ativos Ponderados pelo Risco consiste em uma metodologia utilizada pelas instituições financeiras para calcular, de forma ponderada, a exposição de risco de seus ativos. Ele determina o Índice de Adequação de Capital e o capital necessário a essa organização.
Demonstra o nível de alavancagem do banco. No Brasil, o Banco Central exige um valor mínimo de 11%, ou seja, caso o IB do banco seja desse valor, para cada R$100 emprestados o banco possui patrimônio de R$11. Quanto maior o %, menos alavancado é o banco e quanto menor o % mais alavancado é o banco. Ele ajuda a descobrir qual o grau de solvência da empresa.
Esse índice mede se o banco possui ativos financeiros líquidos de alta qualidade de forma a arcar com os seus compromissos de curto prazo ou mesmo suportar uma crise de liquidez severa por 30 dias.
Um Ativo Não-Performado (ANP) refere-se a uma classificação para empréstimos em livros de instituições que estão em inadimplência ou estão em mora em pagamentos programados de principal ou juros. Na maioria dos casos, a dívida é classificada como inadimplente quando os pagamentos de empréstimos não foram feitos por um período de 90 dias.
...e muito mais!